quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Falta de Transparência na Política da Secretaria de Cultura de Guarulhos.

“...Trata-se de buscar e oferecer maior transparência ao público, aproximá-lo dos motivos que levam uma instituição a exibir um espetáculo ou companhia em detrimento de outra, naquele momento e contexto...”
“...Este modelo de 'programar', em que a instituição cultural simplesmente seleciona eventos externos a ela e os acolhe internamente, favorece a passividade (dos profissionais da cultura, de um lado, e do público, de outro), além de não produzir conhecimento e idéias novas...”
Fernando Oliva (Diretor de Curadoria e Programação do CCSP)

Conversando com um amigo músico, fiquei sabendo que a Secretaria de Cultura de Guarulhos não disponibiliza espaço para todos interessados na área de música e que não são divulgados os requisitos para tal ocupação, assim como não é divulgado em edital as contratações que a SCG faz de artistas guarulhenses.
Para artes cênicas a SCG não é tão exigente, muito pelo contrario, acho que a seleção poderia ser mais rígida, assim como para artes visuais.
No final do ano passado abriu a exposição do aniversário da cidade, e mesmo não tendo nada do que comemorar, alguns artistas enviaram trabalhos. Uma pintura intitulada “Homenagem ao mestre do Ilusionismo-Pina” de Haroldo Santos me chamou a atenção pois no centro do quadro existe o símbolo do partido que governa Guarulhos. Não sei como o artista pensou tal trabalho, mas me deu uma idéia de “puxa-saquismo”, em outros dois trabalhos de Haroldo também na mesma exposição aparece um trabalhador que segura uma enchada que é a bandeira da cidade e em outro uma mulher dança com a bandeira.
Fico pensando de que forma a POLÍTICA atinge a ARTE, ou vice-versa.
O artista deve ser político? E se for político, deve ser partidário?
O fato é que alguns artistas da cidade pensam a política de forma partidária para conseguir algumas migalhas do banquete dos poderosos.

Beijo pra quem é Ryca.

3 comentários:

Marília Salles disse...

Com certeza ser político não quer dizer estar dentro de um partido e dizer amém a tudo o que diz o partido. Assim como ser artista não é somente subir em um palco e recitar um poema. Existe uma atitude que te faz ser ou não ser: eis a questão! rs. Teoricamente um partido deveria ser um espaço de discussão de politicas públicas sem nenhum tipo de articulação e interesses secundários. Infelizmente os interesses pessoais se misturam com os interesses públicos e perde-se o controle da situação. Os partidos politicos acabam virando uma moeda de troca. As diferenças politicas que deveriam ser o fomento para se chegar em propostas de real interesse público não acontecem. Muitas vezes, são acordos pacificos que resolvem a sigla diferente de um partido e outro. Um acordo pode mover uma ação desconsiderando o contexto do país. Geram assim, ações isoladas que servem como propaganda para quem reivindicar o acesso. A velha questão: acabam garantindo o acesso mas não o uso. Eu sou de um partido político, mas não é isso que me faz ser UM SER POLITICO. Um partido é só uma organização que transformaram num algo a mais. Ser politico é um posicionamento do que se é no mundo. E às vezes um posicionamento pode ser um grito ou só silêncio.

Franklin Jones disse...

Interessante reflexão.
Diante de tantos absurdos na esfera politica partidária é lamentável ver/perceber, que, por pequenas migalhas, estamos perdendo o que temos de mais valioso, nossa integridade.
É triste reconhecer que isto seja uma estratégia de aproximação/apoio que o "Estado" use para ter aprovação de seus planos e/ou métodos falhos e por vezes paleativo.
Amigos artistas e sociedade, fiquemos atentos a nossa causa e a nossos direitos.
Somos mais forte do que imaginamos, mas nossa força vem do entendimento e da união por uma mesma causa.
Lutemos sim, mas de igual para igual.

Anônimo disse...

Esses debates deveriam ocorrer dentro de um orgão publico que discute na maioria de suas vezes questões de voto e pra quem vai o lanchinho, mesmo assim, temos a taz como nossa Ágora contemporanea

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...