sábado, 15 de janeiro de 2011

MAS O QUE É TAZ?

...desta vez, no entanto, eu venho como o vitorioso Dionísio, que transformará o mundo numa festa...
Nietzsche

TAZ – Temporary Autonomous Zone / Zona Autônoma Temporária

TAZ é um texto que, de maneira subterrânea, invadiu debates radicais da atualidade: tanto os mais explicitamente políticos, quanto discussões sobre raves e ação hacker.
Hakim Bey, seu autor, é citado por anarquistas, músicos, poetas, promotores de passeatas e os chamados guerrilheiros da comunicação. Para muitos é o texto mais subversivo surgido no final do século XX.

A TAZ é uma espécie de rebelião que não confronta o Estado diretamente, uma operação de guerrilha que libera uma área (de terra, de tempo, de imaginação) e se dissolve para se refazer em outro lugar e outro momento, antes que o Estado possa esmagá-la. Uma vez que o Estado se preocupa primordialmente com a Simulação, e não com a substância, a TAZ pode, em relativa paz e por um bom tempo, “ocupar” clandestinamente essas áreas e realizar seus propósitos festivos. (...) A TAZ começa com um simples ato de percepção

Aqui em Guarulhos, o conceito TAZ move encontros semanais entre representantes de diferentes grupos de teatro da cidade; além de outros artistas de outras linguagens. Essas reuniões são abertas! Todos podem participar. A idéia é tão somente a festa da exposição: expor nossos medos e anseios, sonhos e delírios artísticos, mesmo que para isso seja necessário discutirmos exaustivamente políticas públicas para a cultura e ações para consolidá-las e/ou criá-las.

SOBRE HAKIM BEY

Não há fotos de Hakim Bey. Milhares de histórias a respeito de quem seria ele correm soltas pela internet. A mais freqüente diz que ele teria sido um poeta em algum lugar do norte da Índia, que por questões políticas teria sido obrigado a fugir para a Inglaterra e depois, por causa do envolvimento em uma ação terrorista, teria fugido para Nova York.
A informação mais segura diz que ele viveu muito tempo no Irã, mas fazendo o quê é um mistério. Quando a Time tentou entrevistá-lo, ele se recusou e passou um tempo desaparecido. Mas nada disso impediu que ele se tornasse um dos autores mais discutidos do mundo atual.

Clique aqui e baixe o livro de Hakim Bey. Para quem quiser criticar a TAZ, esse livro não possui direitos autorais. Pode ser livremente distribuído, preservando o nome do Autor.

Um comentário:

André hp disse...

TAZ é a potencialização festiva temporaria penetrada no cotidiano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...