quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PROGRAMA DE FOMENTO AO TEATRO E À DANÇA PARA A CIDADE DE GUARULHOS e PLANO NACIONAL DE CULTURA

No dia 02 de dezembro de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Plano Nacional de Cultura (PNC). O texto foi publicado dia 03 no Diário Oficial da União e tem o objetivo de definir as diretrizes da política cultural dos próximos 10 anos. A partir da sanção presidencial, o Ministério da Cultura (MinC) tem 180 dias para estabelecer metas que implementem os objetivos do PNC.
O Plano contém as diretrizes a serem seguidas pelos estados e municípios, para criarem seus próprios planos de cultura. A adesão, porém, não é automática ou obrigatória. O MinC irá criar protocolos de adesão para esses entes federativos, e então subsidiar, com consultoria técnica e apoio orçamentário, a elaboração desses planos.
Dentro desse panorama, alguns grupos de teatro da cidade estão se encontrando periodicamente para tanto compartilhar suas questões e inquietações artísticas como também para discutir, acompanhar e participar dos trabalhos do Conselho Municipal de Cultura de nossa cidade, que tem como uma de suas responsabilidades a elaboração do PLANO MUNICIPAL DE CULTURA.
No entanto, o processo de construção das diretrizes culturais do município não impede a execução de ações já garantidas por lei, como a Lei 6.628, de 29 de dezembro de 2009, que institui o PROGRAMA DE FOMENTO AO TEATRO E À DANÇA PARA A CIDADE DE GUARULHOS, e a Lei 4.364, de 09 de julho de 1993, que autoriza a Prefeitura Municipal a criar o FESTIVAL DE TEATRO DE GUARULHOS; pelo contrário, planejamento e ação podem caminhar juntos em constante diálogo e retroalimentação.
Clique aqui e tenha acesso ao PLANO NACIONAL DE CULTURA 

Clique aqui e tenha acesso a LEI 6.628

Para quem quiser participar dos encontros entre coletivos de teatro da cidade basta entrar em contato pelo e-mail: tazguarulhos@gmail.com
Esses encontros são chamados de TAZ, conceito este criado por Hakim Bey e significa ZONA AUTÔNOMA TEMPORÁRIA.

7 comentários:

S disse...

一時的自律ゾーンは非常に興味深いコンセプトだ

Anônimo disse...

Pignatari

fiz uma tradução pela net, de nosso amigo Asiatico.

tradução:Zona Autônoma Temporária é um conceito muito interessante

operário da arte disse...

Muito bom mesmo! gostei mto das informações que vi aqui, voltarei sempre.

Maluco Beleza disse...

Gostei do blog. Autentico e sofisticado. Bom nome. Fico aqui de olhos abertos esperando as novas. Quando será a reunião do conselho que é citado nesse texto? Vcs vão divulgar aqui? todo mundo pode participar? Nem sabia que existia conselho. Valeu, TAZ!!!

Anônimo disse...

Novo grupo se criando e parece que as discussões são profundas. Manero esse lance de TAZ

Taz Guarulhos disse...

Olá Maluco Beleza,

A reunião do conselho ainda não foi marcada, mas tem previsão de acontecer entre o final do mês de janeiro e começo de fevereiro/2010.

Divulgaremos aqui no blog. Para obter informações mais detalhadas sobre a próxima reunião do conselho, somente a Secretaria de Cultura de Guarulhos pode fornecer.

Qualquer proposta que entre em votação é de direito dos conselheiros o voto. Isso não impede a presença e participação da sociedade civil. Será muito importante a sua presença e a de todos que puderem comparecer no dia.

Agradecemos as mensagens de todos que passaram por aqui.

TAZ

Maluco Beleza disse...

Valeu TAZ. Vou procurar saber mais desse conselho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...