sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mani-Fest-A-ções Sociais

Uma sociedade que se manifesta evolui, transpõe obstáculos e alcança novas e melhores fases.
Existem, pelo menos, duas opções para a mudança, vamos chamá-las: ação social e a ação pessoal. Mas, antes, o que a sociedade precisa mudar?
Não nos faltam fontes de respostas para essa pergunta. Diariamente a mídia, em suas mais velozes e variadas formas, nos bombardeia, com inúmeros problemas sociais, entre outros, violência, saúde, educação, corrupção na política, etc.
A página inicial do Hotmail, UOL, Terra,  ou qualquer outro provedor de internet, assim como os horários nobres da TV, rádio, e jornais não nos deixam esquecer da necessidade que há em cada um de nós, de uma tomada de atitude real e funcional. Tomemos como exemplo, o antigo encenador de teatro alemão, Bertolt Brecht. Segundo Brecht, o ator não só atuava e se entregava ao papel e à situação de maneira cega, o ator devia tomar um partido, era o ator épico.
Assim como Brecht e o teatro épico, podemos optar pela ação social, não só na área da cultura através da arte, seja num âmbito nacional ou em nosso próprio bairro. A ação social consiste, não só na idealização, mas também na concretização de projetos e atitudes que prezam pelo coletivo, sejam ONG's, fundações abertura de editais de fomento à arte e associações, a Fundação Bradesco, faz um ótimo trabalho na educação e parte de uma iniciativa privada que se dedica a uma ação social, junção de idéia boa (e necessária) com um "nome de dinheiro". Ou podemos optar pela ação pessoal, todos nós, com pequenas atitudes desde o não jogar lixo na rua, até um voto consciente e fundamentado nas urnas, assim solucionando aos poucos os grandes problemas sociais, nos tornando um grande coletivo de ações pessoais.
Sejamos todos os dias os caras-pintadas do impeachment, deixando de lado a mania de apenas falar e reclamar dos problemas, deixando de lado o excesso de festas.Vamos comemorar e ser feliz, mas não nos cegar em carnavais fora de época, exatamente em época de eleição, façamos nossa opção, pessoal ou social. Equilibrando manias e festas em grandes Manifestações Sociais
 A ação pessoal é a maior manifestação social.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...