sábado, 23 de abril de 2011

Matéria publicada no Guarulhos Noticias

Artistas da cidade fazem abaixo-assinado pela lei de fomento ao teatro e à dança
Em razão da morosidade da regulamentação, os grupos de teatro se organizaram numa espécie de associação, aTaz, e elaboraram um abaixo-assinado, que pretendem entregar à Prefeitura, ao Legislativo e ao Ministério Público

Por Talissa Minotto
A lei Municipal 6.628, criada pelo vereador e ex-secretário de Cultura de Guarulhos, Edmilson Souza Santos, e sancionada em 2010 pelo prefeito, Sebastião Almeida, ainda não foi regulamentada pelo atual secretário Helio Arantes. A lei institui o Programa de fomento ao Teatro e à Dança da cidade.
Em razão da morosidade da regulamentação, os grupos de teatro se organizaram numa espécie de associação, a Taz, e elaboraram um abaixo-assinado, que entregarão à Prefeitura, ao Legislativo e ao Ministério Público. O intuito é conseguir que o secretário regulamente a lei e publique o edital, o que, na avaliação dos atores e produtores de teatro atuantes na cidade deveria ter ocorrido logo após a sanção da lei.
O abaixo assinado conta com o apoio e a assinatura de mais de 2,5 mil pessoas, e com nomes fortes e de peso no meio artístico e político, como o da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do senador Eduardo Suplicy, e do ator Sergio Manberti. Eles subscrevem o documento no qual os grupo teatrais solicitam a abertura imediata do período de inscrição para projetos de pesquisa e produção cênica, nas áreas de teatro e dança, por meio do edital, com valores destinados e critérios de seleção estabelecidos e claros.
Os produtores e atores teatrais Luciano Gentile (Cia Teatro dos Orelhas), Roman Lopes (Trupe Reticências) e Osvaldo Coelho (Cia Loucos por Teatro), definiram o dia 28 de abril como data oficial para entrega do documento em todos os órgãos.
Gentile explica que a medida é necessária porque o secretário de Cultura foi procurado por diversas vezes para esclarecer os motivos da demora da regulamentação da lei, mas não atendeu os artistas. “Queremos trabalhar junto com a Secretaria de Cultura”, afirma.

“É muito importante que a cidade dê valor a seus artistas e utilize de forma saudável o espaço cultural que oferece. Quando procuramos a Secretaria, eles nos dizem que estão planejando alguma coisa. Tentando incorporar a lei em um projeto maior, mas não dão mais informações”, afirma Coelho, que reclama de falta de incentivo para projetos de teatro e dança, principalmente de artistas desconhecidos da cidade.
"Lei é falha"
O secretário de Cultura, Helio Arantes, disse para o Guarulhos Notícias que têm até o dia 31 de dezembro de 2011 para entregar o edital. Segundo ele, os técnicos da secretaria enfrentam problemas por que a lei é falha. “Fizeram a lei e não definiram de onde obter a verba para os projetos”, disse. “Estamos adequando o orçamento da Secretaria de Cultura para liberar o edital corretamente; eles dizem que temos que cumprir a lei, mas vamos tirar recursos de outros projetos para dar para o teatro?”, questionou.
Arantes protesta contra a forma como as assinaturas foram obtidas e questiona a validade do documento. “O abaixo assinado foi feito virtualmente e assinado por pessoas que não são da cidade”, disse. Mesmo assim, ele repete que tem prazo para a regulamentação e que vai buscar cumprir. “Tenho o prazo de aplicação até o final deste ano, acredito que até agosto já consiga organizar este edital. Nosso objetivo é principalmente trabalhar com setores que ainda não são beneficiados e com periferias”.
Sobre a lei
O Programa de Fomento ao Tetro e à Dança tem a finalidade de apoiar projetos de pesquisa e produção cênica nas áreas de teatro e dança. Visa o aprimoramento e melhor acesso da população aos bens culturais. Pela lei 6.628, o programa está vinculado à secretária de Cultura e cabe a ela abrir inscrição aos projetos referentes.
O Taz Guarulhos
O Taz reúne grupos de teatro da cidade de Guarulhos que se encontram periodicamente para discutir questões e inquietações artísticas. Esses encontros são chamados de Taz, conceito criado por Hakim Bey que significa Zona Autônoma Temporária.

link do site:
http://www.guarulhosnoticias.com.br/portal/index.asp?InCdSecao=3&InCdEditoria=3&InCdMateria=2292&Artistas+da+cidade+fazem+abaixo-assinado+pela+lei+de+fomento+ao+teatro+e+à+dança

4 comentários:

Anônimo disse...

nossa este comentario do Secretario de cultura, é leviano e falho!!!rsrs

Anônimo disse...

Caro Secretário, o senhor não faz a menor idéia sobre o que está sendo discutido aqui! Continue acreditando que o senhor levará CULTURA para a periferia, assim como fizeram os jesuítas quando aqui chegaram! É ridícula sua atitude e sua equipe! E salve, salve Sebastião (este deve estar perdido em algum ponto de ônibus com seu bilhete único, pois continua sem se importar com a secretaria de cultura)!!! É lamentável!!!

Anônimo disse...

ele ja está a quase 3 anos como secretario, e o que ele fez para a periferia???

Anônimo disse...

O senhor secretario,tem até dezembro para lançar o edital, ou seja, só vai lançar no ultimo dia, como tudo no nosso país, vamos levando as coisas com a barriga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...