sábado, 4 de maio de 2013

1º de maio em algum lugar


Faixas pela cidade, anúncios e o boca a boca divulgavam um evento promovido pela gestão municipal em um bairro periférico, sendo um dos maiores eventos em comemoração ao dia do trabalhador que a cidade já teve.

Aglomerações, pessoas vindo de várias regiões da cidade, em pouco tempo o bairro é remodelado, barraquinhas, desvios do trânsito, cones, sinalizações realçadas. Tudo esta marcado para começar às 13h e algumas pessoas na expectativa de ver de perto o seu “ídolo”, encostam-se às grades que as separam do palco muito antes do show começar. O que era um campo de futebol virá uma grande arena de shows.

Inicia o mega evento, músicos representam as suas músicas, um show com um DJ eficiente que estava afinado com os artistas, quando percebia que o público entoava as canções, silenciava as caixas de som, e o povo fazia a sua parte, mas logo o playback retornava, cada artista ou banda encenavam 03 à 04 músicas.

Muitos passaram pelo palco e quando um número significante de expectadores se apertava na nova arena (por volta das 19h), inicia-se o plano arquitetado – O Palanque Político, vereadores, deputados, secretários e o gestor mor. Iniciam a falácia brasileira, discursos repletos de intenções e pretensões e ao andar no meio da multidão percebemos panfletos sendo distribuídos e muitos descartados, interesses de ouvir? Muito pouco, pessoas bebendo e conversando enquanto o microfone é rasgado pelas vozes empolgadas sobre as melhorias do governo e as novas possibilidades, mas qual era o motivo mesmo da aglomeração? Comemoração ao dia do trabalho, se é que há muito do que se comemorar, algumas coisas perdem o sentido e ainda sim a representação e as aparências são insistentes, só que o Palanque foi montado e o Showmício iniciado - Parafraseando um dito popular a oportunidade faz o político e nada como uma multidão para arrebanhar adeptos à administração ou a ações por ela orquestrada, o que para mim mais parece como um momento de auto justificativa, olha estamos aqui, caso tenha pensado que o governo esta omisso.

No palco - apresentações, elogios – rasgação de seda, todos são bons, as coisas estão nos seus melhores dias, e ouvi-los faz crer que nunca na história do país estivemos em tão boas mãos ou com tamanhas conquistas, a empolgação é tamanha que para visitantes distantes levados pelos discursos já começa a pensar em ser tornar um cidadão desta metrópole, mas se olhar o entorno do evento, perceberá que tudo esta muito distante de uma cidade desenhada e tão bem ilustrada. Basta acabar o evento e tentar ir embora e perceber que a frota no feriado é reduzida e que por um longo período não dará vazão às pessoas que dependem do transporte público para voltar a tradicional rotina. O que fica de tudo isso, aos moradores do bairro, além da sujeira (07 horas para realizar a limpeza do local), um vazio já que o show representa o sentimento mais latente nas realizações da administração pública, tudo é efêmero e sem efeito real, e a pergunta que fica: quem pagará este showmício?

Um comentário:

Priscila - Imóveis Guarulhos disse...

Parabéns pelo trabalho de vocês, e pelo trabalho que fazem, divulgando a arte a cultura, onde quer que seja, sem vergonha do que vão dizer apenas por ser o que gostam, e propagando ao mundo o amor que vocês tem pelo que fazem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...