segunda-feira, 4 de julho de 2011

FÁBULA DA EQUAÇÃO

Você começa a resolver uma equação matemática, dessas de segundo grau com o x².

Chega ao fim e obtêm o resultado 15, mas o resultado correto é 10. Você revê a equação inteira e não consegue enxergar onde está o erro que fez com que o resultado fosse 15. Então você vira o seu lápis e usa a sua borracha para apagar a operação inteira e refazê-la, com isso sua folha se enche de sujeira da borracha, que você simplesmente sopra para o chão.

Você refaz e o resultado final agora é 28, você revê toda a operação novamente, linha a linha e não enxerga o erro, vira seu lápis novamente, apaga tudo, faz mais sujeira de borracha e novamente sopra, jogando no seu próprio colo.

Mais uma vez você começa a resolver a equação quando a ponta do seu lápis se quebra, você então aponta o seu lápis com o apontador e volta ao trabalho, termina a operação. E o resultado agora é 147, cada vez mais longe de 10 você supõe que existam vários erros, revê toda a operação e mais uma vez não enxerga os erros. Você vira o lápis,começa a apagar com sua borracha, novamente faz sujeira e se suja.

Recomeça a resolver a equação.

Sobram números no fundo, mal apagados, eles atrapalham o cálculo, isso o confunde você se irrita e acaba quebrando a ponta do lápis novamente, recorre ao apontador que também quebra, usa uma faca para apontar, consegue finalizar a equação e o resultado, mais uma vez não é 10, 8. Já sem paciência, vira o lápis para usar a borracha, ela se quebra, mas já estava tão pequena que você nem ao menos consegue usar o pedaço quebrado para apagar, então você lambe os dedos indicador e médio, e usa-os para apagar, assim você acaba por rasgar a folha já bem maltratada por aquela borracha no passado.

Inconformado decide escrever na perna e solucionar a equação, mas descobre que com um lápis não consegue escrever na própria pele, então, sem uma caneta ou discernimento e atitude o bastante para conseguir uma, aponta melhor o lápis com a faca, estando com a ponta bastante aguda ele pode cortar a pele para escrever, o faz na perna direita, sangra... Erra novamente. Sente dor demais pelos cortes, tenta da mesma maneira quase entalhando a perna esquerda. Resultado errado novamente.

Cai ao chão e chora, e sangra... até não ter mais sangue para sangrar. Por ali mesmo fica...

...

Você podia ter enxergado o que estava errado já na primeira resolução, parado, pensado mudado de idéia, pedido ajuda, então teria resolvido a equação sem sujeira, dificuldades ou dor. Acima de tudo teria se distanciado da situação. Enxergaria o que havia de errado e as conseqüências seriam outras.  ?

Distanciamento, observação e trabalho a respeito do que está errado.
(Inspirado em Bertold Brecht)



Felipe Cirilo.

Obrigado.

2 comentários:

André hp disse...

Um dos textos mais fodas que já vi publicados aqui.

Abraço!

Felipe disse...

Obrigado, André.
Se quiser, expressa uma opinião sua, dialoguemos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...