sábado, 6 de agosto de 2011

INFORMAÇÕES AOS ARTISTAS DE GUARULHOS




No dia 02 de agosto membros da TAZ realizaram uma reunião com o secretário municipal de cultura de Guarulhos, Sr. Hélio Arantes. Esse foi o segundo encontro entre a Zona Autônoma Temporária (TAZ) e o responsável pela pasta da cultura de nosso município, o primeiro ocorreu no dia 21 de julho.

A TAZ tenta falar com esse secretário desde o dia 04 de janeiro deste ano. Curiosamente, depois da abertura de inquérito civil para apurar o não cumprimento da lei que institui o Programa de Fomento ao Teatro e à Dança para nossa cidade, o distinto secretário começou a nos receber.

 Essa última reunião deveria começar às 8h. No entanto, houve um problema na agenda do secretário. Pelo que nos informaram foi um erro do responsável por essa agenda.
Fomos recebidos por um de seus assessores às 09h10.
Somente às 10h, o secretário saiu de sua sala, contrariando a informação de que ele não se encontrava no prédio.

Para essa reunião nós preparamos oito perguntas ao citado secretário com base no atual contexto sócio-cultural de Guarulhos e no Plano Nacional de Cultura. Elas ainda não foram respondidas, mas ainda estamos aguardando as respostas.

PERGUNTAS PARA O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA DE GUARULHOS

1-     Em nossa última reunião o senhor afirmou que a Secretaria Municipal de Cultura de Guarulhos não tem gastos relativos aos shows e aos eventos, como o da cantora Claudia Leite, por exemplo, que sua gestão promove pela cidade. Sendo assim, como então está sendo gasta a verba aprovada pela Câmara Municipal relativa à pasta da cultura de nossa cidade? (expor o orçamento aprovado pela Câmara / TOTAL: R$ 16.740.600,00);

2-     Nesse mesmo orçamento aprovado pela Câmara Municipal para a pasta da cultura há em DESCRIÇÃO DA AÇÃO o seguinte item: DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES CULTURAIS. Se somarmos todos os valores presentes sob essa descrição, o valor total é de R$ 11.780.200,00. Sobre esse item especificamente, nós gostaríamos de saber o que é ação cultural para o senhor? Quais as ações culturais que estão sendo desenvolvidas e quais as ações culturais que estão sendo implementadas com esse valor?;

3-     Também em nossa última reunião o senhor afirmou que realiza shows e eventos, a maioria deles de ícones da indústria cultural, porque há demanda para tanto, principalmente se pensarmos a demanda dos bairros mais periféricos de Guarulhos. Qual foi a estratégia de sua gestão para mapear e definir qual é demanda da população de nossa cidade, principalmente da população que reside nos bairros mais periféricos?;

4-     Segundo o Plano Nacional de Cultura (PNC) é competência do Estado (entendido aqui nos âmbitos federal, estadual e municipal) “preservar o patrimônio material e imaterial, resguardando bens, documentos, acervos, artefatos, vestígios e sítios, assim como as atividades, técnicas, LINGUAGENS e tradições que não encontram amparo na sociedade e no mercado”. Quais projetos e/ou programas da Secretaria Municipal de Cultura são destinados para a preservação do patrimônio material e imaterial que não encontram amparo na sociedade e, principalmente, no mercado?

5-     Ainda segundo o Plano Nacional de Cultura é competência do Estado (entendido aqui nos âmbitos federal, estadual e municipal) “fomentar a cultura de forma ampla, estimulando a criação, produção, circulação, promoção, difusão, acesso, consumo, documentação e memória, também por meio de subsídios à economia da cultura, mecanismos de crédito e financiamento, investimento por fundos públicos e privados, patrocínios e disponibilização de meios e recursos”. Quais foram e/ou quais são os projetos e/ou programas que atenderam ou atendem aos itens criação, produção, circulação, promoção, difusão, acesso, consumo, documentação e memória, especificamente pensando projetos e programas para os fazedores de cultura e arte de Guarulhos? E quais foram as ações de sua gestão para obter mais recursos para a pasta da cultura, tanto públicos como privados, e estimular assim a produção criativa guarulhense?;

Para essa pergunta cabe ainda a leitura de mais um trecho do Plano Nacional de Cultura: “Estimular a diversificação dos mecanismos de financiamento para a cultura e a coordenação entre os diversos agentes econômicos (governos, instituições e empresas públicas e privadas, instituições bancárias e de crédito) de forma a elevar o total de recursos destinados aos setores culturais e atender às necessidades e peculiaridades de suas áreas”.

6-     Já que as diretrizes da gestão cultural devem ser definidas por meio das respectivas Conferências e do Conselho Municipal de Cultura, segundo o PNC, e que a última reunião do Conselho Municipal de Cultura aconteceu no dia 31 de janeiro, quais as diretrizes então da atual gestão cultural? E quais as relações do senhor com o Conselho de Cultura de nossa cidade?;

7-     Segundo o PNC, cabe ao Estado: “Estabelecer programas específicos para setores culturais, principalmente para as artes visuais, música, artes cênicas, literatura, audiovisual, patrimônio, museus e diversidade cultural, garantindo percentuais equilibrados de alocação de recursos em cada uma das políticas setoriais”. Dado ainda que só existe o Funcultura para contemplar os diferentes setores culturais de nossa cidade, por que a última edição desse fundo não contemplou nenhum projeto de artes cênicas? Pela lei municipal que institui esse Fundo de Cultura, o senhor faz parte do conselho do Funcultura, não é isso?;

Para essa pergunta cabe ainda a leitura de mais um trecho do Plano Nacional de Cultura:
“...faz-se premente diversificar a ação do Estado, gerando suporte aos produtores das diversas manifestações criativas e expressões simbólicas, alargando as possibilidades de experimentação e criação estética, inovação e resultado”

8-      O senhor utilizará verba do Funcultura para viabilizar a lei que institui o Programa de Fomento ao Teatro e à Dança de Guarulhos? Se sim, quais serão os critérios para definir a porcentagem de cada setor cultural?

Guarulhos, 04 de agosto de 2011.

6 comentários:

Anônimo disse...

Compartilho as mesmas inquietações de vocês. No entanto, sinto dizer que esse medíocre secretário de cultura de Guarulhos não irá responder nada. Não por ser ele político e não responder nada mesmo, mas porque esse Hélio não consegue desenvolver um raciocínio inteiro.

Anônimo disse...

É camarada...Mas para outras coisas de interesses políticos o raciocínio é ligeiro. Se estas perguntas visassem projetos do partido ele se articularia para tal. kkk
O Estado só funciona para o "Estado" ou para o Privado.
Tenho dito

Anônimo disse...

Tem pessoas pensando em terrorismo poético, não esta na hora de perder a poesia? Só uma pergunta

Bruno Bennedetti disse...

Olá, amigo Anônimo!

Antes de perdemo-nos no universdo dos conceitos, é preciso enfatizarmos que o Estado somos nós, o povo.

Quando você fala de Estado em sua fala, podemos substituir a palavra por Governo. Queremos políticas de Estado, políticas que permaneçam, independentemente de quem esteja na gestão, não queremos políticas ou planos de governo, que têm prazo de validade.

Bruno Bennedetti disse...

Outra questão é sobre perder de vez a poesia... Nós, artistas, apenas existimos por causa dela, é a poesia que nos torna o que somos. Perdê-la também seria perder nossa valia, perder nossa razão.

Atear fogo a pneus não resolveria as nossas questões.

Thabata Garcia disse...

... ateando fogo
em pneus
simbólicos,
metafóricos,
artísticos ...

KD AS RESPOSTAS, PUEVO ???
DERAM PRAZO PARA RETORNO ???
DIVULGAR O Q SE TEM EM MÃOS ???
HÁ BRAÇOS ??? ALMAS, CORAÇÕES ???

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...